O Telegram Premium, versão paga do aplicativo de mensagens, alcançou a marca de 5 milhões de assinantes globais em janeiro de 2024, menos de dois anos após seu lançamento. O crescimento é significativo, mas ainda representa uma parcela pequena dos 800 milhões de usuários ativos mensais do Telegram.
No Brasil, o Telegram Premium é oferecido por R$ 15,90/mês ou R$ 119,90 no plano anual. O plano oferece benefícios como maior velocidade de download, envio de arquivos e customização.
Segundo dados de um levantamento feito pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box em maio de 2023, o Telegram possui no Brasil 5x mais usuários se comparado com 2019, mas o engajamento ainda é baixo. A pesquisa feita no 2T23 indica que o mensageiro estava instalado em 66% dos celulares, ficando atrás apenas do Messenger (70%) e WhatsApp (99%).
Apesar do amplo alcance no território nacional, o uso do Telegram se mantém distante em relação aos aplicativos da Meta, sendo usado apenas por 33% dos usuários todos os dias, enquanto o Messenger, Instagram e WhatsApp lideram nessa categoria com 27%, 74% e 99%, respectivamente.
Não há informações sobre o volume de brasileiros que assinam o Telegram Premium. Ainda que ofereça mais opções de customização e recursos extras, esse plano ainda não é muito popular por aqui. Há rumores de que a Meta pode estar trabalhando em uma versão paga do WhatsApp, mas por ora não há nenhuma confirmação sobre isso.