Um estudo recente do CGI.br revelou um aumento significativo na conectividade das escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio após a pandemia, com 94% das instituições agora conectadas à Internet. No entanto, a pesquisa TIC Educação 2022 destaca que ainda há uma lacuna considerável no fornecimento de dispositivos para os alunos acessarem a rede, com apenas 58% das escolas equipadas com computadores e conexão à Internet para uso estudantil.
O levantamento, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entrevistou uma variedade de participantes do ambiente escolar, incluindo gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos, tanto de áreas urbanas quanto rurais. Lançado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o estudo oferece uma visão abrangente da evolução da conectividade nas escolas e das percepções sobre o uso de tecnologias digitais em atividades pedagógicas e administrativas.
Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br | NIC.br, comenta: “A educação foi um dos setores mais afetados pela crise sanitária da COVID-19. Agora, com o retorno ao ensino presencial, é crucial entender como as escolas se adaptaram em termos de conectividade e qual é a visão da comunidade escolar sobre o acesso e a utilização das tecnologias digitais atualmente.”
A pesquisa mostra que 99% das escolas privadas e 93% das públicas têm acesso à Internet, com as escolas estaduais apresentando uma proporção de 97% e as municipais de 93%. Nas áreas rurais, 85% das instituições estão conectadas. Quanto à qualidade da conexão, 52% das escolas estaduais e 46% das particulares reportaram ter uma velocidade de 51 Mbps ou mais, enquanto apenas 29% das escolas municipais alcançaram essa marca.
Durante o início da pandemia, apenas 52% das escolas rurais tinham acesso à Internet, em comparação com 79% das escolas do interior e 71% das municipais. A velocidade da conexão principal igual ou superior a 51 Mbps estava presente em somente 22% das escolas estaduais e 11% das municipais.
Considerando as escolas que oferecem tanto computadores quanto acesso à Internet para os alunos, as estaduais (82%) e as particulares (73%) lideram, enquanto apenas 43% das escolas municipais fornecem ambos os recursos, de acordo com a pesquisa de 2022.
Nas escolas que disponibilizam computadores para atividades educacionais, as instituições estaduais se destacam com 86% oferecendo notebooks, desktops ou tablets para os alunos, seguidas pelas escolas das capitais (79%) e urbanas (78%). Em contraste, as escolas municipais (49%), do interior (61%) e rurais (38%) apresentam índices mais baixos.
Desafios de Conectividade A maioria das escolas de Ensino Fundamental e Médio com conexão à Internet oferece acesso aos alunos em pelo menos um espaço da instituição (80%). Nas escolas particulares (66%) e municipais (60%), o acesso é mais comum nas salas de aula. Por outro lado, nas escolas estaduais, os laboratórios de informática (67%) e as bibliotecas ou salas de estudos (66%) são os locais mais comuns para o acesso.
Os obstáculos para a conectividade ainda persistem, especialmente em relação à infraestrutura e ao financiamento adequados. Enquanto as escolas lutam para superar essas barreiras, a pesquisa TIC Educação 2022 destaca a necessidade de investimentos contínuos em tecnologia educacional para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizado digital.