O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) anunciou ontem, quinta-feira (16), mais uma redução de impostos para o setor de games, consoles e seus acessórios. A alíquota para a importação desses produtos vai cair de 16% para 12%.
Segundo o chefe do Executivo, a nova regra de taxação para o setor de jogos eletrônicos vai começar a valer a partir do próximo dia 1º de julho de 2022. Já no caso de videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a alíquota será zerada.
O governo federal destacou que essa redução de impostos tem como objetivo “incentivar o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no país, ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo”.
Essa foi a 4ª redução de impostos para o setor de jogos feita pela equipe econômica do atual governo. O último corte foi em agosto do ano passado e reduziu a alíquota de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) de 30% para 20%.
Mesmo com a nova redução, ainda é difícil projetar se vai haver, de fato, uma diminuição significativa nos preços finais para os consumidores e a partir de quando os brasileiros vão conseguir ter acesso aos valores mais baixos.
Com informações de Agência Brasil e Tudo Celular