A Eletronet, empresa brasileira de telecomunicações, recentemente anunciou incorretamente uma rota para o endereço IP utilizado pelos serviços de DNS da Cloudflare, resultando em interrupções significativas de serviço. Esse erro de roteamento fez com que provedores de internet ao redor do mundo redirecionassem o tráfego para a Eletronet, afetando cerca de 300 redes em 70 países.
O incidente durou sete horas e meia, durante as quais os usuários de diversos serviços enfrentaram dificuldades de conexão. A Cloudflare, conhecida por sua rede global de desempenho e segurança na web, trabalhou rapidamente para identificar e corrigir o problema, entrando em contato com as redes afetadas para interromper a publicidade das rotas incorretas.
Este tipo de falha destaca a importância da implementação de melhores práticas de segurança de roteamento, como filtragem baseada em registros de roteamento da Internet (IRR) e o uso do framework RPKI, que ajuda a prevenir a aceitação de rotas inválidas. A Cloudflare e outros grandes provedores de serviços incentivam a adoção dessas medidas para evitar incidentes futuros semelhantes e melhorar a resiliência da infraestrutura de internet globa.
O incidente aconteceu no último dia 27 de junho e foi divulgado pela própria Cloudflare.