O crescimento do mercado de fibra óptica no País já é uma realidade inegável. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a banda larga fixa registrou um aumento de 9% em um período de 12 meses.
De acordo com a pesquisa, apenas no ano de 2018, mais de 138 cidades brasileiras foram contempladas com novas redes de fibra. No total, são 3.589 municípios no País contando com redes de fibra, abrangendo uma estimativa de 89,4% dos brasileiros que habitam nestas cidades.
O aumento da demanda no mercado de banda larga, estimulado por uma gama atraente de serviços de telecomunicações modernos, faz com que a necessidade de expansão ainda maior da infraestrutura de conexão se imponha.
Vantagens da fibra óptica
Mesmo sendo mais custosa que outros meios fixos de transmissão de dados disponíveis no mercado, como o cabo coaxial e o fio de cobre, a fibra óptica apresenta muitas vantagens que compensam a relação custo-benefício.
Um dos pontos positivos ao seu favor é a capacidade de oferecer uma velocidade de até 1 Gbps, garantido a simetria de banda larga.
Isso significa que as taxas de transmissão para realização de downloads e upload de arquivos se equivalem.
A utilização de fibra óptica ainda proporciona impactos positivos sob o ponto de vista mercadológico.
A partir dela, podem surgir novas e interessantes oportunidades de negócio favorecendo pequenos provedores de serviços de telecomunicações, assim como grandes operadoras do mercado, ambos necessitando incrementar o seu portfólio de ofertas.
Os desafios
Considerando-se que a fibra óptica representa a tecnologia mais avançada em infraestrutura de redes, com adesão do mundo inteiro, alguns desafios se apresentam para a sua consolidação efetiva.
Um deles diz respeito ao alcance. Por mais abrangente e exponencial o seu crescimento no Brasil, ainda existem muitas regiões isoladas que não foram atingidas pelas redes de fibra óptica.
Além disso, o preço de alguns pacotes de conexão costuma pesar no bolso dos brasileiros.
O desafio também é registrado no que se refere à cobertura de telefonia móvel, 3G e 4G, que mesmo estando disponíveis em todo o território nacional, recorrentemente apresentam qualidades baixas ou preços elevados.
Especialistas avaliam que muitas das dificuldades de ampliação de acesso se devem pelas constantes e dinâmicas transformações nas tecnologias de telecomunicações.
Outra situação que se impõe é referente à definição do tipo mais adequado de tecnologia de fibra óptica a ser adotada, se adequando às demandas de usuários.
A difusão em larga escala, tanto da tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) quanto da FTTx (Fiber to the Home) se destaca em um cenário promissor de desenvolvimento de suas potencialidades.
Ambas são capazes de suportar a mesma quantidade de tráfego, apresentando distinções apenas no quantitativo de banda oferecida ao usuário final.
A GPON se caracteriza por ser uma rede óptica passiva ponto-multiponto, possibilitando que uma mesma fibra óptica possa ser compartilhada por mais de um usuário.
Por sua vez, a FTTx entrega uma banda maior, já que o cabeamento de fibra óptica é conectado, de forma direta, do ponto final até a operadora de telecomunicação.
Fonte: Amphenol Broadband Solutions