Com o objetivo de ampliar o acesso à internet no país e reduzir a carga tributária do setor, as empresas de telecomunicações reivindicam na reforma tributária um cashback de 50% para seus serviços, igual ao previsto para água e energia. Atualmente, o setor está na categoria “outros”, com cashback de apenas 20%, segundo Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil.
“Mais de 20 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet por falta de renda. O cashback pode ser uma ferramenta importante para atrair esses usuários e promover a inclusão digital no país”, ressalta Ferrari.
Combate à alta tributação:
O setor de telecomunicações também luta para não ser o mais tributado na reforma. Atualmente, a carga tributária do setor chega a 26,5%, somando impostos federais e estaduais. “Precisamos entender como os estados vão agir na reforma, pois telecomunicações, energia e combustíveis são as principais fontes de arrecadação para os estados”, detalha Ferrari.
Ampliar o acesso à internet e reduzir a desigualdade:
A inclusão do setor de telecomunicações no cashback da reforma tributária é vista como uma oportunidade para ampliar o acesso à internet no país, reduzir as desigualdades sociais e impulsionar a economia digital. O uso estratégico do cashback pode ser um instrumento eficaz para alcançar esses objetivos, democratizando o acesso à informação e ao conhecimento para milhões de brasileiros.
Importante:
- A proposta de cashback para o setor de telecomunicações ainda está em discussão no Congresso Nacional.
- O valor final do cashback e as regras para sua aplicação ainda não foram definidos.
- A inclusão do setor no cashback é vista como um passo importante para reduzir a desigualdade social e promover a inclusão digital no Brasil.