A tecnologia 5G, que deve ser implantada em todo o país nos próximos anos, é uma evolução da internet móvel disponível hoje no Brasil. Com alta velocidade, a banda 5G vai permitir a chamada “internet das coisas”, conectando diversos equipamentos de todas as áreas, como educação, medicina, segurança pública e também promovendo uma evolução em casa, como os novos eletrônicos, entre eles fechaduras, cafeteiras, aspiradores de pó, geladeiras e as já utilizadas assistentes virtuais ou mesmo lâmpadas inteligentes.
Em um evento em Natal, no Rio Grande do Norte, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, apresentou um projeto-piloto para utilizar a quinta geração de conectividade móvel na iluminação pública.
A ideia é instalar antenas em postes que farão a transmissão do sinal 5G. Também podem ser instaladas câmeras de segurança no equipamento. Segundo o ministro, haverão testes nas cidades de Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC).
Além de contribuir para as ações de segurança, a luminária pública 5G vai auxiliar na democratização do acesso à nova tecnologia, conectando pessoas e também empresas.
De acordo com o Ministério das Comunicações, com o leilão realizado neste ano, o 5G chegará a todos os municípios brasileiros até 2029. No caso de localidades com pouca ou nenhuma conexão, o padrão mínimo de quarta geração para redes móveis deverá ser garantido.
*Com informações da Agência Brasil